PREFÁCIO

EU FIZ DESTE LIVRO UM ORÁCULO...

 

Quando recebi o Retire aqui a sua história, orgulhosa e honrada pelo convite pra escrever este prefácio, o título me remeteu à bibliomancia, aquela técnica de abrir um livro ao acaso, pensar que o acaso não existe, fixar o olhar numa frase ou palavra e fazer disso uma previsão. 


Instigada com essa lembrança, e com os escritores talentosos reunidos aqui, foi exatamente o que eu fiz; transformei contos em mensagens e fui saboreando durante os dias, assimilando imagens, reconstruindo diálogos, percorrendo caminhos meus descritos em suas páginas. E, ao final de uma semana, me dei conta que tinha nas mãos um oráculo maravilhoso pra ser interpretado na linha dos dias. Uma brecha onde os deuses me presentearam com 39 histórias lúdicas e nem por isso menos lúcidas, pra absorver a vida em poéticas prosas. 


É melhor não reservar lugar na estante pra este compilado de talentos. Deixe o livro solto pela casa, faça dele um oráculo, uma reflexão diária. Esta sugestão é quase um convite; retire sua história assim mesmo, como manda o título. Mas retire uma por dia — ou por semana — mesmo quando já tiver lido todo o livro. Marque um encontro — aleatório — consigo através das suas páginas. E você lerá, em cada uma, linhas, nuvens e luzes tomando forma no horizonte. 


Boa tiragem!

Claudia Letti